terça-feira, 4 de outubro de 2011

cólica menstrual?!

o que é??

 A cólica menstrual é uma das principais queixas das mulheres nos consultórios ginecológicos, atingindo cerca da metade das mulheres em idade fértil, e muitas vezes prejudicam a realização das tarefas do dia-a-dia. Também chamada de dismenorréia, pode ser primária, quando não há uma causa orgânica, ou secundária, quando é causada por alguma doença. Existem tratamentos e medidas bastante eficazes, mas devem ser realizados no momento certo para um alívio efectivo da dor.
A cólica menstrual é provocada pela falta de suprimento sanguíneo no útero.
Já a menstruação é uma união de sangue e endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero e sofre descamação. Toda vez que o endométrio é descamado é como se houvesse uma lesão do tecido, e o corpo promove um processo em cadeia de acção inflamatória que produz a prostaglandina (hormônios que as células produzem quando lesadas ou excitadas). Sem sangue no útero, não há irrigação nem oxigénio, o que provoca a dor.

O nome científico da cólica fisiológica é dismenorreia primária. É aquela dor pélvica que aperta, alivia e volta, e pode ocorrer antes ou durante o período menstrual. É muito comum, por isso não há motivo para se preocupar. o uso de anti-inflamatórios é o tratamento mais recomendado nestes casos. A pílula anticoncepcional também ajuda muito, porque quem faz o endométrio crescer é o estrogênio. Com a pílula, podemos controlar esse crescimento e, portanto, ele descama menos. Por isso que o fluxo diminui também.

O alerta de sinal vermelho deve ser accionado quando a cólica é muito intensa, progressiva e aumenta ao longo da menstruação. Neste caso, você pode estar sofrendo da chamada dismenorreia secundária. Ela precisa ser investigada e exige exames complementares, pois pode ter diferentes causas. Ela pode estar associada a complicações no sistema reprodutivo, como alterações nos ovários, útero ou vagina, endometriose, miomas, infecção pélvica, tumores, entre outros factores.

Dicas para aliviar a cólica menstrual:
  • bolsa de água quente( envolva a bolsa em um pano e coloque na zona do baixo ventre);
  • banhos quentes(o calor relaxa os músculos e alivia a dor );
  • sopas( tente evitar alimentos pesados, opte por líquidos);
  • chá de canela( a canela age como analgésico amenizando as cólicas);
  • exercício físico(Yoga, alongamentos e pilates).

2 comentários: